Ministro Edson Fachin toma posse na presidência do Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira
A cerimônia de posse contará com autoridades políticas de todo o país
Foto: Gustavo Moreno/STF
O ministro Edson Fachin toma posse no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (26). A cerimônia acontece às 16h e Fachin ocupará o cargo pelos próximos dois anos, com o vice-presidente Alexandre de Moraes.
Foram convidados para a posse do ministro Edson Fachin o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e outras autoridades políticas.
Edson Fachin vai suceder Luís Roberto Barroso. A eleição do novo presidente do STF ocorreu no mês passado de maneira simbólica. O ministro havia sido indicado pela ex-presidente da república, Dilma Rousseff e tomou posse no Supremo em junho de 2015. Sua participação no STF foi marcada por ter sido relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal e do caso ADPF das Favelas para diminuição da letalidade policial no Rio de Janeiro.
A primeira sessão sob o comando de Edson Fachin será realizada na quarta-feira (1º), quando a Corte vai iniciar o julgamento sobre o vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos.