Gustavo Lillis debate Glauber Rocha e sertão nordestino no UP Notícias
Estudante de jornalismo apresenta artigo sobre memória, cinema e a representação histórica do nordeste brasileiro
O estudante de jornalismo Gustavo Lillis, da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, participou de uma entrevista conduzida por Daniel Moraes no programa UP Notícias. Durante o programa, ele falou sobre sua pesquisa a respeito do cineasta Glauber Rocha e a forma como o Nordeste é retratado nas produções culturais brasileiras.
Gustavo explicou que o interesse pelo tema surgiu a partir da descoberta da trajetória de Glauber Rocha, em vídeos encontrados na internet. Depois, aprofundou os estudos e passou a relacionar o cinema de Glauber com a ausência de representação histórica e social das populações do sertão.
Em seu artigo, Gustavo discute como a imagem do sertanejo foi construída ao longo do tempo, utilizando referências como o livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, e O Quinze, de Rachel de Queiroz. Ele também aborda a existência dos campos de concentração no Ceará durante a seca de 1915 e analisa como a mídia e o poder público ignoraram as consequências sociais da estiagem no Nordeste.
O estudante interpreta o sertão retratado por Glauber Rocha como um espaço de abandono. Ele utiliza a estrutura da Divina Comédia, de Dante Alighieri, para comparar o sertão a um purgatório, espaço intermediário entre o paraíso e o inferno. Na entrevista, destacou que a proposta de Glauber era apresentar a realidade a partir do ponto de vista das pessoas que vivem à margem dos centros de decisão política e econômica.
O artigo citado pode ser acessado no seguinte link:
https://medium.com/@gustavo.lillis.22/glauber-rocha-e-o-esquecimento-do-nordeste-brasileiro-os-silvas-esquecidos-pela-pr%C3%B3pria-p%C3%A1tria-no-cdd9945ae463
Durante a conversa, Gustavo também mencionou seu envolvimento com a música. Ele toca guitarra em uma banda chamada Frizz. A entrevista abordou ainda a trajetória familiar do estudante, que tem raízes em Vitória da Conquista.
Confira a entrevista na íntegra: