Acontece nesta quinta-feira a 3ª edição do projeto “Casas e Memórias: EnCantos e EsPaços”

O evento integra o II Seminário Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural e trará exibições audiovisuais e debates sobre as moradias e identidades locais

Nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, acontece no Memorial Governador Régis Pacheco, localizado na Praça Tancredo Neves, a terceira edição do projeto “Casas e Memórias: EnCantos e EsPaços”. Coordenado pela professora Mary Weinstein, do curso de Jornalismo da UESB, o projeto tem o objetivo de explorar novos formatos de reportagem e entrevistas, proporcionando novas experiências aos estudantes. Ao valorizar os testemunhos dos moradores, a iniciativa ressalta a importância das edificações na construção das identidades locais.

O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, integra o II Seminário Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural e contará com a exibição de 15 audiovisuais. Esses vídeos apresentam 49 entrevistas com moradores da região, que compartilham suas vivências e memórias relacionadas às casas e espaços onde habitam.

Além das exibições audiovisuais, o seminário promoverá debates interdisciplinares sobre a importância das moradias na preservação das culturas locais. Professores e especialistas, como Ana Castilhano (Psicologia), Benedito Eugênio (Pós-Graduação em Ensino), José Ricardo Marques dos Santos (Antropologia), e Felippe Decrescenzo, arquiteto e chefe da Divisão Técnica do IPHAN na Bahia, discutirão o tema.

Esta terceira edição do projeto amplia o trabalho iniciado nas fases anteriores, reforçando a relevância do patrimônio cultural local e das histórias de vida na Bahia.

Comentários

Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!