Carnaval da Bahia 2026 registra recorde de fluxo de turistas
Números de hospedagem, receita e fluxo de passageiros superaram marcas históricas
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
O Governo do Estado da Bahia divulgou nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), que o Carnaval da Bahia 2026 superou marcas históricas da edição anterior tanto no fluxo de turistas, quanto na receita gerada. De acordo com o titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA), Maurício Bacelar, houveram mais de 3,8 milhões de turistas que chegaram em 13 zonas turísticas do estado, além da injeção de R$8,1 bilhões na economia da Bahia.
Os números superaram tanto o fluxo de turistas, quanto a receita do Carnaval da Bahia 2025, que registraram 3,5 milhões de visitantes e R$7 bilhões. O secretário ressaltou a participação de turistas não só brasileiros, como de outros países, como Argentina, França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. O Aeroporto de Salvador divulgou que 365 mil assentos foram utilizados em mais de 1,4 mil pousos e decolagens, um aumento de 19% com relação ao mesmo período em 2025 e o maior fluxo de passageiros desde 2018 na época da festividade.
A média de ocupação hoteleira em Salvador foi de 95%, com picos de 100% em locais próximos aos circuitos da folia. Em outros municípios do interior que também fizeram a festa de Carnaval, a ocupação média ficou em torno de 85% e picos de 100% nas cidades de Cairu, Mucugê e Prado.
De acordo com Bacelar, os números superaram a expectativa do Governo do Estado e consolidaram a globalização da festa.