UP Notícias entrevista Andréa Carla
A agente de trânsito explicou o que motivou a retirada da direita livre no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rosa Cruz e orientou a população sobre cuidados no trânsito
Foto: Andréa Carla
A edição do UP Notícias desta quinta-feira (29) entrevistou a agente de trânsito do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) de Vitória da Conquista, Andréa Carla. A agente explicou sobre a retirada da manobra Direita Livre no cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas e Rosa Cruz, realizada na última terça-feira (27), e orientou os cidadãos sobre as normas presentes na circulação de veículos e cuidados necessários para evitar sinistros de trânsito.
De acordo com Andréa Carla, uma das principais motivações para a retirada da Direita Livre no cruzamento era o desrespeito com os pedestres e ciclistas que tentavam atravessar a avenida. “As reclamações, ao meu ver, não são porque a direita está livre ou deixou de estar livre. A reclamação é porque você está com pressa de chegar ao seu destino [...] Estavam acontecendo muitos sinistros de trânsito e hoje aqui esperando para entrar no ar, a gente teve a oportunidade de ver vários cidadãos passando por cima da faixa de da ciclovia e adentrando à direita, porque acha que ainda é permitido”, acrescentou a agente de trânsito.
Outro aspecto apontado pela agente foi o aumento no número de sinistros de trânsito no município. De acordo com dados do Simtrans, entre janeiro e agosto de 2025 foram registrados 1.701 acidentes sem vítimas — 0,05% de aumento em relação ao mesmo período em 2024 —, enquanto os acidentes com vítimas foram 1.511 — um aumento de 22,9% com relação ao mesmo período relatado.
Confira a entrevista completa com Andréa Carla: