UP Notícias entrevista Rodrigo Bulhões
O secretário de finanças e execuções orçamentárias de Vitória da Conquista explicou sobre as mudanças na cobrança do IPTU para o ano de 2026
Foto: Allan Victor
A edição do UP Notícias desta terça-feira (27) entrevistou o secretário de finanças e execuções orçamentárias de Vitória da Conquista, Rodrigo Bulhões. Durante a entrevista, o secretário explicou aos ouvintes sobre os descontos e isenções no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e como acessar os benefícios relacionados à tributação.
Uma das novidades comentada por Rodrigo Bulhões é o desconto de até 35% no pagamento da cota única, disponível até o dia 10 de março. Cidadãos que possuem práticas sustentáveis, como energia solar, telhado verde, reutilização da água e que fazem a coleta de lixo com responsabilidade seletiva podem ganhar um desconto de 20% no valor. Além disso, aqueles que realizaram o pagamento da cota única via Pix por meios digitais no ano de 2025, também garantem um desconto de 15% no valor do IPTU.
Por outro lado, são isentos automaticamente do IPTU os imóveis avaliados em até 40 salários mínimos. “Diferente de outros anos, a isenção é automática porque antes também ficava ligado à renda salarial familiar de até dois salários. Hoje se presume que quem tem um imóvel de até 40 salários mínimos, tem uma renda salarial baixa. Então, a isenção fica automática e também para quem tem imóveis em área de preservação ambiental”, explicou o secretário de finanças e execuções orçamentárias.
Confira a entrevista completa com Rodrigo Bulhões: