UP Notícias entrevista Lenira Maria
A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20) explicou sobre o processo de matrículas on-line em unidades de ensino da rede estadual
Foto: Allan Victor
Nesta terça-feira (13), o UP Notícias entrevistou a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20), Lenira Maria. A entrevista abordou tópicos como as matrículas da rede estadual em 2026, que são feitas exclusivamente on-line, inaugurações de unidades escolares na Zona Rural de Vitória da Conquista e vantagens da implementação do ensino em tempo integral.
As inscrições podem ser feitas por meio do portal ba.gov.br, até o dia 19 de janeiro. “Nossas matrículas já tem uns dois ou três anos que a gente começou a implantar on-line. Esse ano, por orientação da Secretaria de Educação, todas devem ser on-line. Então, amanhã é o nosso público de maior matrícula, porque são os estudantes que concluem o 9º ano nas redes públicas de todos os municípios”, explicou Lenira.
Para realizar a matrícula on-line, é necessário ter cadastro no portal gov e são solicitados dados pessoais como CPF, data de nascimento, endereço, número de celular e e-mail. Durante o processo de efetivação, os candidatos devem portar documentos originais e cópias incluindo histórico escolar, RG do estudante e dos responsáveis legais, comprovante de residência (emitido nos últimos três meses), carteira de vacinação e laudo médico.
A Secretaria de Educação (SEC) informa que, em caso de dificuldades com o processo on-line, as unidades escolares da rede estadual estarão abertas para orientação e atendimento presencial.