UP Notícias entrevista Zé Raimundo
O deputado estadual comentou sobre a política nacional para as eleições de 2026 e controvérsias no Poder Legislativo
Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Nesta segunda-feira (15), o UP Notícias entrevistou o ex-prefeito de Vitória da Conquista e deputado estadual pela Bahia, Zé Raimundo Fontes (PT).
Durante a entrevista, Zé Raimundo afirmou que não há, na prática, uma divisão clara entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Não pode o Congresso Nacional invadir o poder do Executivo [...] A emenda é uma lei que vem orçamentar o deputado. O deputado federal coloca ali aproximadamente 40 milhões de reais e diz que obrigatoriamente 20 milhões é para a saúde. Além desses 40 milhões, tem que ter transparência, inventaram aí emenda de relator, emenda de não sei o que”, comentou o deputado.
Ao opinar sobre a Emenda Pix, o deputado afirmou que essa medida é “escandalosa”. A Emenda Pix é o apelido das emendas parlamentares de transferência especial que permitem repassar verbas federais diretamente para os estados e municípios, sem a burocracia de um convênio. Inicialmente, não havia exigência legal em detalhar o uso dessa emenda, o que levantou questionamentos de lideranças políticas sobre a transparência no uso do dinheiro.
Confira a entrevista completa com o deputado estadual Zé Raimundo Fontes (PT):