UP Notícias entrevista Edilane Borges
A Coordenadora do Centro de Atenção e Apoio à Vida destacou o Dezembro Vermelho
Foto: Daniel Morais
O UP Notícias entrevistou nesta terça-feira (2) a coordenadora do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), Edilane Borges. À frente do Caav, Edilane promove a campanha do Dezembro Vermelho em Vitória da Conquista, uma ação voltada para a prevenção e conscientização contra a Aids/HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Na última segunda-feira (1º), foi realizado, na Praça 9 de Novembro, o Dia D do Dezembro Vermelho. Edilane comentou sobre os objetivos da campanha. “O primeiro é o diagnóstico precoce [...] estamos trabalhando também a sensibilização do uso do preservativo em todas as relações sexuais, independente de você ter parceria fixa ou não, é uma ferramenta importante para a prevenção não só do HIV, mas também de outras ISTs no geral”, explicou a coordenadora do Caav.
Com o lema “A Epidemia de Aids não acabou”, a ação em Vitória da Conquista busca manter os pacientes diagnosticados com a doença em uso regular da Terapia Antirretroviral (Tarv). A campanha nacional do Dezembro Vermelho visa diagnosticar 95% das pessoas que possuem HIV e zerar a carga viral dessas pessoas até o ano de 2030, assim como a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Confira a entrevista com Edilane Borges: