Lula demonstra otimismo sobre negociações com Donald Trump
O presidente brasileiro declarou que teve uma “boa impressão” durante reunião com Donald Trump sobre as tarifas impostas pelos EUA a importações brasileiras
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou, nesta segunda-feira (27), que está com boas expectativas para as negociações com Donald Trump sobre as tarifas impostas a produtos brasileiros importados. Durante uma coletiva de imprensa realizada na Malásia, Lula afirmou que está convencido de que, em poucos dias, haverá uma “solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil”.
O presidente brasileiro manteve o argumento de que os estadunidenses registram um superávit no comércio com o Brasil. “Eu não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil e tenho do meu lado a verdade mais verdadeira e absoluta do mundo, os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil, que foi a explicação da famosa taxação ao mundo, que os Estados Unidos iam taxar os países com quem eles tinham déficit comercial”, argumentou Lula.
De acordo com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, ocorrerão reuniões das equipes dos dois países nas próximas semanas para a elaboração de um acordo. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que teve uma “boa reunião” com Lula na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A partir dessa primeira reunião, os dois países concordaram com um cronograma de negociações para chegar a um consenso. Portanto, as tarifas impostas ao Brasil ainda não foram suspensas, como pedia o presidente do Brasil.