Como solicitar a Carteira Nacional Docente
Documento será válido por 10 anos
Foto: Portal Gov.br
Profissionais da educação em exercício nas redes públicas e privadas de todo o país já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento é válido em todo país e os profissionais contratados temporariamente também têm direito ao programa.
A carteira é voltada para profissionais desde a educação infantil até o ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) estima que cerca de 2,7 milhões de carteiras serão emitidas voluntariamente no país. A CNDB terá uma validade de dez anos, que constará no próprio documento.
Para obter a Carteira, o(a) professor(a) precisa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular na Receita Federal e estar em exercício da atividade docente em uma instituição cadastrada no MEC. A solicitação é feita por meio do site oficial do programa Mais Professores e exige uma conta na plataforma gov.br, além de demais informações solicitadas no formulário.
A CNDB garante aos profissionais docentes benefícios como meia-entrada em eventos culturais, de lazer e esportivos, desconto de 15% em hotéis e cartões de crédito sem anuidade na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.