Filme O Agente Secreto é selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026

O longa concorreu com outros cinco filmes brasileiros para disputar o Oscar 2026

Foto: Victor Jucá/Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema selecionou o filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, como representante brasileiro no Oscar 2026. O longa concorria com os filmes "Baby", de Marcelo Caetano, "Kasa Branca", de Luciano Vidigal, "Manas", de Marianna Brennand, "O Último Azul", de Gabriel Mascaro e "Oeste Outra Vez", de Erico Rassi. A escolha pelo filme de Kleber Mendonça Filho foi divulgada na segunda-feira (15).

A partir da escolha oficial da Academia, O Agente Secreto irá disputar, com outros países, uma vaga na lista final de indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. O filme ganhou destaque no Festival de Cannes 2025, em que conquistou as premiações de Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho.

Descrito pelo jornal Hollywood Reporter como “magistral” e pelo The Playlist como “belíssimo drama criminal”, o filme é ambientado no ano de 1977, durante a ditadura militar brasileira, e conta a história de um professor de tecnologia que tenta recomeçar a vida no Recife, mas acaba se envolvendo no mundo da espionagem.

O próximo Oscar acontecerá no dia 15 de março de 2026. Caso O Agente Secreto conquiste a vaga na lista final, ele poderá repetir o mesmo feito de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, atual vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e primeiro filme brasileiro a ser premiado com uma estatueta.

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!