Bibliotecas públicas estimulam o hábito da leitura no Brasil
As milhares de bibliotecas espalhadas pelo país ajudam na democratização da leitura entre a população
Biblioteca Municipal José de Sá Nunes. Foto: PMVC
De acordo com o Cadastro Nacional de Bibliotecas que integram o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o Brasil possui 6.021 bibliotecas públicas, entre municipais, estaduais e comunitárias aptas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A partir do PNLD, as bibliotecas podem receber acervos literários de forma sistemática, regular e gratuita.
Um levantamento do Instituto Pró-Livro (IPL), intitulado Retratos da Leitura no Brasil, registrou que, no ano de 2024, 85% das pessoas entrevistadas gostariam de ler mais livros, evidenciando o potencial para um possível hábito de leitura, até mesmo por quem não é leitor frequente. Na mesma pesquisa, 84% dos questionados consideraram a leitura “importante” ou “muito importante” para atividades que envolvam carreira profissional, lazer e aprendizado.
A Biblioteca Comunitária Miro Cairo é um exemplo de biblioteca comunitária em Vitória da Conquista. No ano passado, a biblioteca, gerenciada por Mickelle Xavier, recebeu o reconhecimento do Ministério da Cultura como “iniciativa que desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil”.
O estudo do IPL destacou que no Brasil existem aproximadamente 93,4 milhões de leitores, que correspondem a 47% da população com 5 anos ou mais. A amostragem contou com 5.504 entrevistas em 208 municípios do país, realizadas entre os dias 30 de abril de e 31 de julho de 2024.