Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população em Vitória da Conquista

Estratégia busca aumentar a adesão e reduzir casos graves durante o período de maior circulação do vírus

Foto: Reprodução/PMVC

Desde a última terça-feira (20), a vacina contra a influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade nas unidades de saúde de Vitória da Conquista. A ampliação segue a orientação do Ofício Circular nº 198/2025, emitido na quarta-feira (19) pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Em todo o Brasil, até o dia 18 de maio, mais de 21,6 milhões de doses já haviam sido aplicadas. A cobertura vacinal (CV) entre os grupos prioritários segue baixa: 18,89% entre crianças, 18,66% entre gestantes e 31,61% entre idosos, resultando em uma cobertura total de 26,50%.

No município de Vitória da Conquista, até o dia 19 de maio, foram aplicadas 38.363 doses. A cobertura entre os grupos prioritários é de 31,14%, sendo 31,51% dos idosos, 31,49% das crianças e 23,06% das gestantes já imunizados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ampliação do público-alvo busca oferecer os benefícios da imunização a um número maior de pessoas, inclusive fora dos grupos prioritários, além de reduzir a demanda por atendimentos médicos, internações e faltas ao trabalho e à escola durante o período de maior circulação do vírus.

Para alcançar a meta de cobertura vacinal, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações em locais estratégicos além das 46 unidades de saúde da zona urbana e rural. Equipes de vacinação têm visitado escolas, empresas de transporte coletivo, instituições de longa permanência para idosos, presídio, shoppings, entre outros espaços, levando a vacina até o público-alvo.

Comentários

Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!