Encontro com Elas recebe Irma Lemos

A ex-vereadora e ex-vice-prefeita relembra desafios pessoais e políticos e destaca sua atuação à frente do Movimento das Donas de Casa, em entrevista especial para o Dia das Mães

Foto: Rebeca Liz

Na última quarta-feira (07/05), o quadro Encontro com Elas, do programa UP Notícias, recebeu Irma Lemos para um bate-papo especial, em homenagem ao Dia das Mães, sobre sua trajetória de vida marcada pela fé, pelo trabalho e pelo compromisso com o social e a política em Vitória da Conquista.

Mãe dedicada de quatro filhos, Sheila, Karine, Charles e Murilo, Irma conciliou as responsabilidades familiares com o trabalho no comércio, sempre priorizando a educação e o bem-estar dos filhos. Sua entrada na política ocorreu em 1978, no antigo MDB. Em 1998, filiou-se ao PPB, partido pelo qual foi eleita vereadora em 2000. “Na época, era muito difícil ver uma mulher na política. Mas eu entrei para fazer a diferença”, contou.

Reeleita em 2004 pelo Partido da Frente Liberal (PFL – transformado posteriormente no DEM e, hoje, União Brasil), Irma sempre atuou no parlamento em busca de ações que beneficiassem a população. Em 2008, após perder as eleições e vivenciar um momento pessoal de grande dor, causada pela perda de seu filho Murilo, ela transformou o luto em ação e fundou o Movimento das Donas de Casa e Consumidores (MDC), que hoje se aproxima dos 17 anos de atuação.

A ideia do movimento nasceu de um incentivo da filha Sheila, que relembrou o sonho de Murilo: criar uma associação voltada para a população da Lagoa de José Luiz. Dona Irma percebeu que sua vocação estava em outro lugar: capacitar mulheres para que elas alcançassem independência financeira

O MDC oferece cursos gratuitos para mulheres que buscam autonomia financeira. Apesar de ser voltado principalmente para o público feminino, homens também participam das formações, promovendo inclusão e profissionalização para todos. “Já entregamos mais de 4 mil certificados. Muitas ex-alunas hoje têm seus próprios negócios”, celebrou.

A história de Dona Irma também é marcada pelo respeito à diversidade de pensamentos no campo político. Ao longo dos anos, ela cultivou relações respeitosas com adversários e aliados. “Cada um tem seu palanque, mas a política tem que ser limpa e respeitosa... Política é todo dia, não só durante os 45 dias de campanha”, afirma.

Durante a entrevista, Dona Irma também ressaltou a importância da fé em sua vida, afirmando: “Deus gosta de mim, eu não tenho dúvida”. Sua história é um exemplo de superação e dedicação, inspirando todos que a conhecem.

A equipe da Rádio UP 100.1 FM deseja a Irma e a todas as mães que nos acompanham um feliz Dia das Mães.

Confira a entrevista na íntegra:

Comentários

Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!