Vozes que transformam: Festival Delas celebra a arte feita por mulheres em Conquista
Com shows, poesia e bate-papo, evento gratuito reúne talentos femininos de diferentes regiões do Brasil neste fim de semana
Foto: Reprodução - Internet
Neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de abril, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, será palco do Festival Delas, evento que celebra a produção artística feminina por meio da música e da poesia. A programação começa às 18h, com entrada gratuita. Os ingressos disponibilizados pela plataforma Sympla já estão esgotados, mas haverá distribuição de bilhetes uma hora antes do início de cada noite.
Idealizado e produzido pela Catrupia Produções, produtora gerida por Leu Couto e Alisson Menezes, o festival tem como foco o protagonismo de artistas femininas e a valorização da música autoral feita por mulheres em diversas regiões do Brasil. Para a produtora Leu, o encontro vai além da arte: é também um movimento de troca, de afeto e de ocupação de espaços culturais por vozes femininas.
“Desde o início, nossa proposta é reunir mulheres que produzem arte autoral e criar um ambiente de conexão entre elas. É sobre pertencimento, sobre escuta, sobre valorização da produção feita por mulheres, com suas vozes, suas histórias e suas estéticas diversas”, destaca Leu.
A programação contempla artistas de diferentes partes do Brasil. No sábado (5), o público poderá assistir à apresentação de Coral, cantora e compositora jequieense, além de shows da cantora EuLá, representante local que participou do programa The Voice, da compositora Joana Terra, natural de Barra da Estiva, e de Socorro Lira, que encerra a noite.
No domingo (6), sobem ao palco a cantora conquistense Ana Barroso, o show Na Estrada do Sol com Carla Ponce, Karine Teles e Beatriz, e a pernambucana Flaira Ferro, que encerra a segunda noite de atrações.
“Cada artista traz uma sonoridade diferente. O festival é uma celebração da diversidade de timbres, de ritmos, de olhares. É muito bonito ver isso se encontrando aqui, em Conquista”, afirma a produtora.
Além da música, o evento também destaca a poesia, com participação das poetas Mariana Guimarães (Uauá/Salvador), Fábia Quele (Feira de Santana), Fernanda Quadros (Recôncavo baiano/Conquista) e a autora local Noi Soul. O festival também promove um bate-papo com todas as artistas, no domingo pela manhã, às 10h, no próprio Centro de Cultura, aberto ao público e sujeito à lotação do espaço.
“Elas movimentam a cena poética com muita sensibilidade. Além das leituras, vão promover um momento de trocas simbólicas, com presentes, frutas, palavras. A gente brinca que até jaca foi trocada entre as artistas”, contou Leu, com bom humor.
Com uma programação diversa e plural, o Festival Delas se consolida como um espaço de encontro, trocas e fortalecimento da cena autoral feminina. Apesar de ser um evento voltado à produção feita por mulheres, o público é aberto a todos: homens, mulheres, jovens, crianças e adultos.
Confira a entrevista com Leu Couto na íntegra: