3º Encontro dos Povos de Axé acontece nesta sexta-feira (21) em Vitória da Conquista
O evento celebra o Dia Nacional das Tradições de Raízes Africanas e Nações do Candomblé e inclui debates e a Alvorada dos Ojás
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove nesta sexta-feira (21) o 3º Encontro dos Povos de Axé. O evento acontece no Memorial Régis Pacheco, das 14h às 18h, em celebração ao Dia Nacional das Tradições de Raízes Africanas e Nações do Candomblé.
Organizado pela Coordenação de Igualdade Racial, o encontro foi construído em diálogo com movimentos sociais e comunidades de terreiro. A programação conta com duas mesas de debate. A primeira, intitulada “As religiões de matrizes africanas e o neoconstitucionalismo: as garantias de direitos fundamentais para o povo de Axé”, terá a participação de representantes das comissões de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB subseção Vitória da Conquista. A segunda mesa abordará o tema “As religiões de matrizes africanas em Vitória da Conquista: Resistir para existir”, reunindo lideranças religiosas das nações Ketu, Angola e Umbanda.
Na quinta-feira (20), será realizada a Alvorada dos Ojás, uma celebração que marca o Dia Nacional das Tradições de Raízes Africanas e Nações do Candomblé. A mobilização acontece às 21h, na Praça Tancredo Neves, onde o povo de terreiro se reunirá para amarrar os ojás – tecidos utilizados no candomblé – nas árvores, simbolizando o sagrado, a paz e o respeito a todas as religiões.
Neste ano, a data do evento foi ajustada a pedido da Rede Caminhos dos Búzios, que realiza a ação em parceria com a Prefeitura, em respeito ao falecimento de uma figura da comunidade.
O 3º Encontro dos Povos de Axé inclui debates sobre temas relacionados às religiões de matriz africana e atividades promovidas por representantes das comunidades de terreiro.