Grammy 2021 teve a pior audiência da história da premiação
A audiência da premiação teve queda altíssima
Foto: Reprodução / Instagram / Recording Academy
Além de ser marcado pelas inúmeras polêmicas antes de sua cerimônia, o Grammy 2021 também será lembrado por sua queda de audiência.
O evento que aconteceu no último domingo (14) teve o menor número de espectadores que a premiação já registrou até hoje.
Apenas 8,8 milhões de pessoas dedicaram seu tempo à premiação, resultando em uma queda de 53% em relação à audiência de 2020, de 18,7 milhões (via Digital Music News).
A menor marca de audiência até então havia acontecido em 2006, chegando a 17 milhões de espectadores no total após uma transmissão na quarta-feira à noite.
Público do Grammy
Este foi também o quarto ano consecutivo em que o número de pessoas entre 18 e 49 anos, que já foi o principal grupo demográfico do evento, diminuiu.
Com uma redução de 61%, houve uma audiência de apenas 2,1 pontos nessa faixa que em 2020 foi de 5,4 pontos.
Vale destacar que esses números incluem espectadores que assistiram ao Grammy pela televisão e também pelo stream.
Grammy Premiere e os fãs do BTS
Apesar dos números da cerimônia principal, a pré-transmissão do Grammy conseguiu atingir quase 13 milhões de telespectadores com seus prêmios que não são televisionados, como acontece com todas as categorias de Rock.
Segundo o DMN, isso pode ter acontecido por causa dos fãs do grupo BTS, que estavam na expectativa para saber o vencedor da categoria Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo.
Com a vitória de Ariana Grande e Lady Gaga, alguns fãs afirmaram nas redes sociais que a grande queda da audiência do Grammy foi resultado da derrota do BTS na única categoria na qual eles foram indicados.
Pode-se destacar que nem apresentações de artistas de sucesso como Taylor Swift, Cardi B, Billie Eilish, Harry Styles, Post Malone e outros conseguiram fazer com que um público maior acompanhasse o Grammy 2021.
Além do Grammy, outras grandes premiações e eventos como o Globo de Ouro, American Music Awards e Super Bowl também tiveram uma queda de audiência.
Vale a pena acompanhar o Oscar, que será a próxima cerimônia de grande destaque, no dia 25 de Abril para saber se a tendência da redução de espectadores irá se manter.
TMDQA