Gilberto Gil faz apelo pela cultura brasileira

Ícone baiano fez críticas a como o governo federal vem tratando a cultura e fez pedido para os próximos anos

Foto: Divulgação


Gilberto Gil concedeu entrevista coletiva em recente lançamento de campanha da Natura. Nela, o baiano fez duras críticas a como o atual governo tratou a área da cultura.

“Estamos vindo de um período de um certo fastio por parte da institucionalidade cultural brasileira, especialmente do governo central do Brasil, em relação à importância da cultura. O descuido que caracterizou esse governo central em relação a isso é basicamente reconhecido pela grande maioria da população brasileira, para além dos próprios agentes, produtores, criadores. O grande público percebeu esse fastio do governo em relação à cultura”, declarou.

Para o futuro, Gil - que já foi ministro da Cultura entre 2003 e 2008, quando Lula era o presidente - pediu mais apetite pela vida cultural.

“Eu espero que o apetite seja renovado, que haja apetite, no sentido profundo, pela vida cultural brasileira. Com todo o cuidado, com todo interesse, com todo chamamento a todos os agentes criadores, produtores, e que haja abrigo de novo pra institucionalidade cultural brasileira. Haja abrigo seguro pra isso, com espaços de uso cultural restaurados. Obviamente a vida cultural é propiciada pelos próprios indivíduos e suas relações entre famílias, grupos, populações, comunidades, etc, que fazem festas populares e vão vivendo autonomamente. Mas há um outro sentido de agregação da vida cultural que se ressente da necessidade de um papel governamental nacional, de política pública. Resumindo: eu quero que a política pública de cultura volte a ser uma coisa prestigiada no Brasil”.

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!