Positividade entrevista Alexandre Rogério, que fala sobre processo seletivo do IFBA; [OUÇA]

O convidado desta terça (13) do programa Positividade foi o diretor de orçamento e finanças do IFBA que falou sobre atual processo seletivo do IFBA

O programa Positividade desta terça (13) recebeu Alexandre Rogério, diretor de orçamento e finanças do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que falou sobre o novo processo seletivo da instituição.

Serão ofertadas 2.997 vagas de cursos técnicos profissionais, nas formas Integrada (Ensino Médio junto ao profissionalizante), Subsequente (profissionalizante para quem já terminou o Ensino Médio) e Concomitante (profissionalizante concomitantemente ao Ensino Médio de outra Instituição). São 1589 vagas para os cursos Integrados, 1358 vagas para os cursos Subsequentes e 50 vagas para os cursos Concomitantes. Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha.

No campus Vitória da Conquista serão oferecidas 385 vagas  entre cursos Integrados para alunos que vão cursar o Ensino Médio e Subsequentes para quem já terminou o nível médio e deseja uma formação técnica.  Os cursos disponíveis oferecem formação nas áreas de Eletromecânica, Eletrônica, Meio Ambiente, Informática, Segurança do Trabalho, Edificações.

Para a realização da inscrição, os estudantes que ainda não tiverem obtido o histórico escolar a tempo pela escola poderão, excepcionalmente, apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola conforme modelo disponível no edital ou “atestado escolar” onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). Mas na hora da matrícula o histórico escolar será obrigatório.

As notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitantes; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas ao sistema do Processo Seletivo conforme o anexo da tabela de equivalência de conceitos e notas.

O IFBA reservará 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

O processo seletivo se adequou ao momento em que o mundo vive e, com a não possibilidade de realização de provas, a seleção será realizada com base nas notas do histórico escolar em formato virtual. Além disso, o Processo Seletivo de 2021 é gratuito e se encerra já na próxima sexta (16) e as inscrições devem ser realizadas no site http://www.selecao.ifba.edu.br. Alexandre explicou mais detalhes e ainda falou sobre o IFBA e sobre o momento atual em que instituições de ensino têm buscado se inovar.

Ouça a entrevista completa:

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!