IFPI: mercado musical cresce 7,4% e Brasil sai do Top 10

Apesar de ter saído do Top 10, o Brasil foi novamente o maior mercado de música gravada da América Latina

Foto: IFPI Global Music Report 2021


O mercado global de música gravada cresceu 7,4% em 2020, o sexto ano consecutivo de crescimento, de acordo com a IFPI – Federação Internacional da Indústria Fonográfica -, entidade que representa a indústria da música gravada em todo o mundo. Números divulgados hoje no Global Music Report da IFPI mostram que a receita total para 2020 foi de US$ 21,6 bilhões (cerca de R$ 118,5 bilhões). O Brasil foi novamente o maior mercado de música gravada da América Latina, mas, saiu do Top 10 dos mercados globais em receita.

O crescimento foi impulsionado pelo streaming, especialmente pelas receitas de streaming de assinatura paga, que aumentaram 18,5%. Havia 443 milhões de usuários de contas de assinaturas pagas no final de 2020. O streaming total (incluindo assinaturas pagas e suportadas por publicidade) cresceu 19,9% e atingiu US $ 13,4 bilhões, ou 62,1% do total das receitas globais de música gravada. O crescimento nas receitas de streaming mais do que compensou o declínio nas receitas de outros formatos, incluindo receitas físicas que diminuíram 4,7%; e receitas de direitos de desempenho que diminuíram 10,1% – em grande parte como resultado da pandemia COVID-19.

O trabalho e o investimento das gravadoras ajudaram a estabelecer as bases para uma indústria predominantemente digital que provou sua resiliência contra as circunstâncias extraordinárias de 2020. Em um ano desafiador, as gravadoras trabalharam ao lado de seus parceiros artistas para apoiá-los na criação e gravação de música e todo o setor continuou a impulsionar inovações nas maneiras como os fãs podem experimentar a música em todo o mundo.

A presidente-executiva da IFPI, Frances Moore, disse: “Enquanto o mundo luta com a pandemia COVID-19, somos lembrados do poder duradouro da música para consolar, curar e elevar nossos espíritos.

“Algumas coisas são atemporais, como o poder de uma ótima música ou a conexão entre artistas e fãs. Mas algumas coisas mudaram. Com tantas partes do mundo bloqueadas e a música ao vivo desligada, em quase todos os cantos do globo a maioria dos fãs curtiu a música via streaming.

“Alimentada pelo investimento contínuo das gravadoras em artistas e suas carreiras, junto com esforços inovadores para ajudar os artistas a levar música aos fãs de novas maneiras, as receitas de música gravada cresceram globalmente pelo sexto ano consecutivo, impulsionadas pelo streaming de assinatura. À medida que as gravadoras continuam a expandir sua presença geográfica e alcance cultural, a música se tornou mais globalmente conectada hoje, do que nunca, e esse crescimento se espalhou por todas as regiões ao redor do globo.

“Com muitos afetados pela pandemia e preocupados com o aumento das injustiças sociais, as gravadoras trabalharam muito para fazer uma contribuição significativa e duradoura para o mundo em que queremos viver”, diz a executiva.

Crescimento em todas as regiões do mundo

As receitas de música gravada cresceram em todas as regiões do mundo em 2020, incluindo:

  • América Latina manteve sua posição como a região de crescimento mais rápido globalmente (15,9%), já que as receitas de streaming aumentaram 30,2% e representaram 84,1% das receitas totais da região;
  • Ásia cresceu 9,5% e as receitas digitais ultrapassaram a participação de 50% das receitas totais da região, pela primeira vez. Excluindo o Japão (que teve uma queda de 2,1% na receita), a Ásia teria sido a região de crescimento mais rápido, com um crescimento excepcional de 29,9%;
  • Apresentado como uma região no relatório pela primeira vez, as receitas de música gravada na região da África e Oriente Médio aumentaram 8,4%, impulsionadas principalmente pela região do Oriente Médio e Norte da África (37,8%). Domínio do streaming, com aumento de 36,4% nas receitas;
  • As receitas na Europa, a segunda maior região de música gravada do mundo, cresceram 3,5% à medida que o forte crescimento de streaming de 20,7% compensou as quedas em todos os outros formatos de consumo.
  • A região dos EUA e Canadá cresceu 7,4% em 2020. O mercado dos EUA cresceu 7,3% e as receitas canadenses com música gravada cresceram 8,1%.

Brasil no ranking global do mercado

Com o impacto da pandemia e a ausência das receitas provenientes dos shows, o Brasil saiu do Top 10 do mercado global em 2020.

A América Latina foi mais uma vez a região de crescimento mais rápido globalmente. As receitas aumentaram 15,9% em 2020, o que elevou a participação da região no mercado global de música gravada para 3,6%, de 3,3% em 2019. A América Latina continuou dominada por receitas de streaming, que cresceram 30,2% em 2020 e contabilizaram para 84,1% das receitas totais da região.

Mesmo com a saída do Top 10, o Brasil foi novamente o maior mercado de música gravada da América Latina.A receita no país aumentou 24,5% em 2020. O crescimento foi impulsionado por um aumento nas receitas de streaming de 37,1% e um forte aumento no streaming de assinatura (28,3%).

POPline

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!