UP Notícias entrevista Ivan Cordeiro e Leandro Fonseca
O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista e o engenheiro comentaram sobre projetos de macrodrenagem para o município
Foto: Allan Victor
A edição do UP Notícias desta terça-feira (11) entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), e o engenheiro Leandro Fonseca. Os entrevistados comentaram sobre medidas que devem ser adotadas pelo poder público para conter danos causados por fortes chuvas, como a ocorrida no último domingo (9), que atingiu uma média de 57 mm em menos de uma hora.
Leandro Fonseca comentou sobre a destinação de parte do empréstimo de R$400 milhões, proposto pela gestão municipal, para a infraestrutura da macrodrenagem do município. “Se nós conseguirmos desse empréstimo, pelo menos metade dele para a gente aplicar em drenagem, em tudo aquilo que a gente precisa, mais os setenta que o Governo do Estado está trazendo, eu acho que a gente daria um up muito grande na nossa cidade”, afirmou o engenheiro.
Leandro também argumentou que as galerias da cidade não suportam mais um grande volume de água. O engenheiro comparou o episódio do último domingo com uma forte chuva com média de 210 mm, ocorrida na década de 1970 no município. Segundo Leandro, caso uma chuva dessa magnitude ocorresse novamente, os estragos seriam inimagináveis.
O presidente da Câmara destacou que esse será o maior empréstimo realizado pela Prefeitura Municipal e fez um apelo para que o projeto defina a destinação do valor para diferentes setores do município. “Não há algo específico dizendo para onde vai o dinheiro, se vai ser investido em qual localidade, em qual bairro, qual posto de saúde vai ser construído, qual é a escola, qual é a creche, qual é a drenagem, qual é a drenagem, qual é o valor que vai ser disponibilizado para a drenagem em Conquista”, declarou Ivan Cordeiro.
Uma audiência pública será realizada com profissionais técnicos e a população de Vitória da Conquista para discutir questões relacionadas às chuvas no município. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (17), às 19h, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Confira a entrevista completa: