UP Notícias entrevista Mônica Soares

Ela destacou os cuidados e aquecimentos necessários para manter uma comunicação saudável

Nesta terça-feira (9), Dia do Fonoaudiólogo, o UP Notícias entrevistou a fonoaudióloga Mônica Soares. Ela comentou sobre os problemas de comunicação mais comuns que ela lida diariamente em seu consultório, cuidados para manter a saúde vocal e auditiva em dia e em quais momentos é necessário a consulta com um profissional da área.

Uma pesquisa realizada pelo Royal National Institute for Deaf People/Instituto Real Nacional para Pessoas Surdas (RNID), do Reino Unido, relatou que 58% dos entrevistados da geração Z possuíam perda auditiva, zumbido ou ambos após frequentar festivais, shows ou casas noturnas. “Essa parte a gente observou muito no consultório o aumento da demanda, principalmente pós-pandemia, que vieram as coisas remotas [...] O uso do fone em alta intensidade causa, além de perda auditiva, zumbido. Então, tem chegado cada vez mais adolescentes”, explicou Mônica Soares.

Mônica destacou que um dos erros mais comuns entre os comunicadores é o uso inadequado da voz. Ela pontuou que é necessário não só o aquecimento, como também o desaquecimento vocal. Sinais como rouquidão, ardência na garganta, cortes na voz e mudanças de timbre são alertas para uma avaliação com um profissional fonoaudiólogo.

Confira a entrevista completa com Mônica Soares:

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!