Uma homenagem a Gonzagão no Dia Nacional do Forró

No dia de hoje, Gonzagão completaria 108 anos de vida

O Dia Nacional do Forró é comemorado neste domingo, dia 13. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, um dos grandes ícones nordestinos do país e compositor de músicas de sucesso de forró, baião, xote e xaxad

No dia de hoje, Gonzagão completaria 108 anos de vida e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento em sua homenagem para as comemorações da data festiva deste ano.

“Asa branca”, feita em parceria com Humberto Teixeira, foi a música mais tocada de autoria de Gonzagão nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Ela foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga, lançada há mais de 70 anos, e é considerada um “hino nordestino”, tamanha a sua popularidade.

Já entre os intérpretes que mais gravaram as músicas do “Rei do Baião” estão Gilberto Gil, Targino Gondim e Elba Ramalho.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, no Sertão de Pernambuco, e morreu no dia 2 de agosto de 1989. O artista tem 487 músicas e 1.247 gravações cadastradas no Ecad.

O Dia Nacional do Forró foi instituído por uma lei federal pela deputada federal Luiza Erundina (PSOL) no ano de 2005.

Ranking das músicas de autoria de Luiz Gonzaga mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

Fonte: Paraíba Online

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!