Carlos Porto lança álbum de obras inéditas no Festival Digital Internacional de Violão

Obra conta com produção de Luciano PP e participações de Analu Sampaio, Maestro João Omar, Léo Brasileiro e outros

Um encontro inédito da música feita em Vitória da Conquista (BA) irá marcar a realização do Festival Digital Internacional de Violão (FDIV). O músico e professor Carlos Porto irá lançar o seu primeiro álbum “Suíte Popular Conquistense”, reunindo ex-alunos e amigos em torno de suas composições inéditas de choros e valsas.

No dia 14 de março, às 20h, Porto recebe convidados como o Maestro João Omar, Léo Brasileiro (que integra a banda de Ivete Sangalo), Afonso Celso (ganhador de diversos prêmios internacionais), além da cantora mirim Analu Sampaio (ex The Voice Kids), e o compositor Tarcísio Santos (ganhador do Festival Educadora de Música em 2020).

“Carlos Porto é reconhecido por ter sido professor dos maiores musicistas da cidade, muitos deles convidados para interpretarem essas canções que, até o momento, estavam no anonimato”, afirma Ricardo Marques, produtor do festival. 

O título do álbum foi uma ideia do violonista Fabiano Cardoso (in memorian), um dos grandes alunos de Porto, cujo autor confiou a interpretação de sua obra. Fabiano foi também um dos entusiastas da realização de um festival de violão em Conquista, dando origem ao Festival Internacional de Violão, que aconteceu pela primeira vez em 2013. 

“Eu comecei a compor em meados de 1986 e 1987, mas só agora conseguimos registrar essas peças. Ricardo Marques e Fabiano tentaram fazer isso há uns 10 anos, infelizmente Fabiano partiu e agora, como uma homenagem a ele, eu aproveitei esse convite para gravar”, conta o violonista, que também integra o Movimento Violão de Vitória da Conquista.

O lançamento de “Suíte Popular Conquistense” será transmitido no canal do FDIV no YouTube, e na programação da TV Uesb.

Festival Digital Internacional de Violão – A segunda edição do evento acontece entre 12 e 14 de março e receberá concertos, lançamentos, workshops e masterclasses em uma programação totalmente virtual. 

Dentre os grandes nomes nacionais presentes na programação está Guinga, considerado um dos violonistas mais habilidosos do Brasil. A conexão internacional vem com a participação do Duo Siqueira Lima (Brasil/Uruguai), de Elodie Bouny (Venezuela), e Marcel Powell (França/Brasil).  O último é aluno e filho de Baden Powell, ícone da música brasileiro e um dos mestres do violão brasileiro.

Confira a programação: https://linktr.ee/festivaldeviolaoconquista  

O Festival Digital Internacional de Violão – Segunda Edição tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Conta ainda com o apoio cultural da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, através do Sistema Uesb de Rádio e TV – SURTE, do Zênite Vestibular e Cursos, do Movimento Violão de Vitória da Conquista, da Revista Gambiarra e do Coletivo Suíça Bahiana.

SERVIÇO

Lançamento do álbum “Suíte Popular Conquistense” 

Data: 14 de março de 2021

Horário: 20h

Transmissão: YouTube (https://linktr.ee/festivaldeviolaoconquista)

Evento gratuito

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!