Programa Positividade entrevista Ana Barroso; [OUÇA]

A artista lançou recentemente o álbum intitulado Cisco no Olho

A edição desta quarta-feira (12) do programa Positividade entrevistou a artista conquistense Ana Barroso, que recentemente lançou seu primeiro álbum, intitulado "Cisco no Olho".

Ouça o álbum aqui: https://tratore.ffm.to/cisconoolho

O álbum conta com nove canções autorais em que Ana buscou referências em vozes do sudoeste da Bahia, onde ela viveu antes de morar em Salvador.

Ouça a entrevista completa:


 
“Cisco no Olho” às vezes revela uma desculpa para disfarçar um choro, uma emoção, um arrebatamento. Ana parte desse esconderijo para, com sua música, sugerir uma busca pela liberdade. "Quero dizer pra gente tirar o cisco e chorar. O choro alivia, reorganiza. É preciso ganhar algum tipo de impulso para recomeçar todos os dias", explica.

O impulso que a artista sugere aparece no disco em forma de canções que tanto falam de amor, quanto de política, e apresentam uma sonoridade diversa, melancólica e dançante, regional e universal. “Todas as canções do disco, mesmo as mais divertidas, tratam sobre algum tipo de cisco. Aquele incômodo insistente, como são os desamores ou esse desgoverno…”, pontua.

Para contar essa história, Ana teve a ajuda do produtor musical Sebastian Notini (Seba), que já a acompanhava em apresentações. “Ele já tocava comigo as músicas mais rítmicas, que acessam a cultura de longa tradição nordestina, mas quando ouviu ‘Gotejo’ e ‘Inclusive eu’ (presentes no álbum) abriu um novo olhar. No final decidimos por aquelas que me apresentam de maneira mais abrangente, sem receio de ter que unificar um estilo. Também existiu uma atenção específica às letras das músicas, à dramaturgia do disco”, conta. 

Quem assume os arranjos do disco é Felipe Guedes, que segundo a cantora e compositora, foi o responsável por decifrar o formato sonoro do trabalho, que ainda conta com o violão de Babuca, a flauta de Leandro Tigrão, e o clarone e clarinete de Joana Queiroz. “É um disco que me aproxima de quem ouve e tem a beleza de músicos incríveis tocando. Poderia ter sido gravado em qualquer época porque só utiliza recursos acústicos”, completa.  

“Cisco no Olho” integra o projeto “Repentina” e conta com nove canções autorais, são elas: Nowhere Woman, Cisco no Olho, Gotejo, Serenata para meu passarim, Inclusive Eu, Cacto, Vai rodar, Capitá e Cuidar do Olhar.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Ficha Técnica
Produção Musical: Sebastian Notini
Direção Artística: Ana Barroso
Gravação: Sebastian Notini
Mixagem: Sebastian Notini
Masterização: Claes Persson (CRP Master. Estocolmo - Suécia)
Design de Conteúdo: Natália Arjones
Imagens: Taylla de Paula
Maquiagem: Nayara Homem
Figurino: Yambo, Saint Barth e Poppy Bazaar
Produção Executiva: André Oliveira
Realização: Ninho Cultura e Afeto

Comentários

Busca
Transmissão de vídeo ao vivo
Arquivo de Notícias
Ouça a Rádio Up 100.1FM no caminho para o trabalho, indo para casa ou onde quiser!